Banco de Leite Humano
- Juliana Romano
- 2 de dez. de 2017
- 3 min de leitura
Você já ouviu falar sobre o banco de leite? Sabe como funciona? Vamos entender juntos um pouco sobre esse suporte.

O Banco de Leite Humano (BLH) é um centro especializado e diretamente ligado a um hospital materno e/ou infantil, responsável pela promoção e incentivo ao aleitamento materno e execução de coleta, processamento e controle de qualidade do colostro, leite de transição e leite maduro, para depois ocorrer a distribuição, sob prescrição medica ou de uma nutricionista. É de grande importância saber que o BLH é uma instituição sem fins lucrativos, sendo proibido a comercialização dos produtos por ela distribuídos. O BLH apresenta como responsabilidade orientar, executar e controlar as operações de controle, seleção e classificação, processamento, controle clinico, controle de qualidade e distribuição do leite humano doado. Com também, é de grande responsabilidade do BLH promover o aleitamento materno.
Objetivos do BLH:
✓ Desenvolver atividades que atendam os propósitos e garantam o acesso da população alvo ao Banco de Leite;
✓ Coletar leite humano, gerando estoque regular de acordo com sua demanda;
✓ Organizar cadastro das mulheres doadoras para possibilitar e facilitar a coleta domiciliar;
✓ Distribuição de leite;
✓ Controle da autenticidade e das propriedades bacteriológicas do leite, após a coleta;
✓ Conservação e Estocagem do leite doado;
✓ Propiciar as mulheres doadoras e a seus dependentes menores condições favoráveis de atendimento médico, nutricional e social;
✓ Prestar informações técnico-cientificas a comunidade, visando aumentar o estimulo ao aleitamento materno.
Público Alvo:
✓ Recém-nascido prematuro ou de baixo peso;
✓ Recém-nascido imunologicamento deficiente;
✓ Recém-nascido com perturbação gástrica de origem variada;
✓ Recém-nascido alérgicos a outros tipos de leite;
✓ Doadoras de leite;
✓ Gestantes, Puérperas e Nutrizes.
Vale lembrar:
As mulheres que desejam doar leite para o BLH passaram por uma seleção, que pode iniciar durante o pré-natal. Todas as gestantes que apresentarem saúde adequada, serão incentivadas a doar leite. Porem mulheres que apresentarem alguma implicação poderá ser desqualificada para doação. O que torna uma gestante inapta seria: presença de doenças infectocontagiosas, uso de drogas ou medicamentos, que podem ser excretadas através do leite, tratamento quimioterápico ou radioterápico e desnutrição.
Você acabou de dar à luz a seu bebê e não está conseguindo amamentar, e ainda está nas dependências do hospital em que pariu, entre em contato com as enfermeiras do setor e busque informa-se sobre o BLH. É um direito seu ter orientação e acompanhamento durante sua internação no hospital.
Como ajudar?
Interessou-se e quer saber como ajudar a causa doando? É simples. Toda mulher que amamenta é uma provável doadora de leite humano, bastar estar com condições saudáveis e não estar tomando nenhum medicamento que possa interferir na amamentação. Todo leite que será doado, passara pelo processo de análise, pasteurização e será submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser oferecido a outra criança. Se você estiver amamentando e quiser doar, procure um banco de leite humano mais próximo de você ou ligue para o Disque Saúde 136 e informe-se.

Já pessoas que não estejam em processo e amamentação ainda assim poderá ajudar a causa. Mas como? Com o reaproveitamento de vidros de alimentos que iria ser descartado. Procure um BLH para saber como doar os potes de vidro.

Qualquer dúvida estamos a disposição. Entre em contato através dos comentários, ou clicando aqui e nos enviando uma mensagem privada. Big beijos, fiquem com Deus e até a próxima!
Carinhosamente,
Juliana Romano!
Referencia consultada:
Rede BLH - Clique Aqui!
Comments