Vacinação 0 aos 12 meses de Vida
- Juliana Romano
- 19 de out. de 2017
- 4 min de leitura
Mais uma quinta-feira e com ela um novo post. Hoje iremos conversar sobre o calendário de vacinação de nossos pequenos (as), quais e quando as vacinas que devemos dar em nossas crianças.

A vacinação é dos meios mais importantes na luta da prevenção contra diversas doenças. É muito melhor e mais fácil prevenir uma doença, do que tratá-la, e essa é a função das vacinas. Elas têm como principal objetivo proteger o organismo contra invasores (vírus e bactérias) que podem provocar diversos tipos de doenças graves. No Brasil, o Ministério da Saúde oferece de forma gratuita uma quantidade vasta de vacinas contra diversas doenças graves, basta ir até a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua resistência e informa-se.
Mas o que são as vacinas?
A vacina é uma substancia biológica que tem como função fornecer imunidade ativa a uma determina doença. Em sua composição encontramos um agente químico que assemelha-se ao microrganismo inativado do causador de determinada patologia. Essa substancia já no nosso organismo irá estimular nosso sistema imunológico a combater e destruir essa substancia, e a partir disto "registrar" esse combate para possíveis novas guerras que ele possa ter que enfrentar novamente com esse agente químico. As vacinas podem ser administradas por meio de injeção ou por via oral (pela boca).
Calendário de Vacinação
Ao Nascer – ainda na maternidade:
- BCG (Vacina contra Tuberculose): Dose única. É aplicada através de uma injeção sob a pele, de preferência no braço direito. Esta vacina irá proteger seu bebê contra as formas graves da tuberculose, uma doença contagiosa, causada por bactéria que atinge os pulmões. Ela é transmitida de pessoa a pessoa pelo ar, por meio de tosse, espirro ou fala. (Dose reforço: o Ministério da Saúde recomenda uma dose reforço dos 6 a dez anos de idade).
- Hepatite B (Vacina contra Hepatite B): 1ª Dose. Aplicada por meio de injeção na coxa do bebê. São necessárias 3 doses. A primeira logo ao nascer, a segunda após 30 dias da primeira e a terceira seis meses após a primeira. Protege contra Hepatite B, doença causada por um vírus e que provoca um mal-estar, febre baixa, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas e vômitos.
2º Mês:
- Hepatite B: 2º Dose.
- Tríplice bacteriana (Vacina contra Difteria, Tétano, Coqueluche e Meningite): 1ª Dose. É aplica através de uma injeção na coxa, em 3 doses com intervalo de sessenta dias entre elas. Essa vacina irá proteger contra a difteria, o tétano e a coqueluche.
- Haemophilus influenzae b (HIB): 1ª dose. Irá proteger da bactéria Haemophilus influenzae b, que causa doenças bem graves, como a pneumonia, epiglotite, meningite e infecções generalizadas.
- Poliomielite (Vacina contra Poliomielite ou Paralisia Infantil): 1ª dose ao nascer, aplicada por via oral. Ela é administrada através de três doses. Esta vacina irá proteger contra a poliomielite ou paralisia infantil, doença contagiosa, causada por vírus. É caracterizada por paralisia súbita normalmente das pernas. A transmissão ocorre pelo contato direto com pessoas ou fezes contaminadas, ou, ainda com contato com alimento e agua contaminados.
- Rotavírus (Vacina contra rotavírus humano): 1ª Dose. Com essa vacina seu bebê ficará protegido contra o vírus Rotavírus humano, que provoca diarreia em crianças.
- Pneumocócica conjugada (Vacina contra bactéria pneumococo): 1ª Dose. Ela é administrada em 3 doses, com intervalo de 60 dias entre elas.Com essa vacina seu bebê ficará protegido contra a bactéria pneumococo, que é o causador de diversas doenças, entre elas a pneumonia, infecção generalizada e meningite.
3º Mês:
- Meningocócica conjugada (Contra doenças causadas pelo meningococo C): 1ª Dose. Disponibilizada em 3 doses, sendo a primeira no terceiro mês, a segunda no quinto mês e a última seria uma dose reforço aos 12 meses. Ela irá prevenir doenças causadas pelo meningococo C.
- Meningocócica B (Contra Meningites e infecções generalizadas): 1ª Dose. Administrada em 3 doses, com intervalo de 60 dias entre elas. Ela irá prevenir contra Meningites e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo do tipo B.
4º Mês:
- Tríplice bacteriana : 2ª Dose.
- Haemophilus influenzae b (HIB): 2ª Dose.
- Poliomielite: 2ª Dose.
- Rotavírus: 2ª Dose.
- Pneumocócica conjugada: 2ª Dose.
5º Mês:
- Meningocócica conjugada: 2ª Dose.
- Meningocócica B: 2ª Dose.
6º Mês:
- Hepatite B: 3ª Dose.
- Tríplice bacteriana: 3ª Dose.
- Haemophilus influenzae b (HIB): 3ª Dose.
- Poliomielite: 2ª Dose.
- Pneumocócica conjugada: 3ª Dose.
- Influenza H1N1 (Contra a gripe): Dose Única, que deve ser repetida todo ano durante a campanha anual de vacinas contra a gripe.
7º Mês:
- Meningocócica conjugada: 3ª Dose.
- Meningocócica B: 3ª Dose.
9º Mês:
- Febre Amarela: Dose única. Aplicada no braço do bebê. Ela irá proteger contra a febre amarela, doença infecciosa, causada por um vírus transmitido por mosquitos. Pode ser indicada apenas para residentes de áreas endêmicas.
12º Mês:
- Pneumocócica conjugada: Dose reforço.
- Meningocócica conjugada: Dose Reforço ( a depender do tipo de vacina utilizado).
- Meningocócica B: Dose Reforço ( a depender do tipo de vacina utilizado).
- Tríplice Viral (SRC- contra Sarampo, Rubéola e Caxumba): 1ª Dose. Está vacina irá gerar proteção contra o sarampo, rubéola e caxumba.
- Varicela (Contra Catapora): 1ª Dose. Vacina contra a catapora.
- Hepatite A :1ª Dose. Protege da hepatite A, infeção provocada por vírus que causa infecção grave e aguda no fígado.
Qualquer dúvida estamos a disposição. Entre em contato através dos comentários, ou clicando aqui e nos enviando uma mensagem privada. Big beijos, fiquem com Deus e até a próxima!
Prazerosamente,
Juliana Romano!
Referencias Consultadas:
Cartilha de Vacinas - Clique Aqui.
Sociedade Brasileira de Imunização – Clique Aqui.
CUMPRIMENTO DO CALENDÁRIO VACINAL DE CRIANÇAS CADASTRADAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: AVALIAÇÃO PELO CARTÃO ESPELHO – Clique Aqui.
VACINAS, SOROS & IMUNIZAÇÕES NO BRASIL. Buss PM, Temporão JG, Carvalheiro JR, organizadores. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2005. 420 pp
Comentários