top of page

Barriga mês a mês

  • Foto do escritor: Juliana Romano
    Juliana Romano
  • 25 de nov. de 2017
  • 3 min de leitura

Olá pessoal, hoje nosso post traz para vocês algumas dúvidas sobre o crescimento da barriga de uma grávida mês a mês. Sabemos que a gravidez é um momento único e especial, com isso a ansiedade de ver sua barriga e seu bebê crescerem saudáveis é enorme né? Então, enquanto você espera pelo seu baby, que tal dar uma conferida em nosso post.

 

PRIMEIRO MÊS GESTACIONAL:

Apesar dos sintomas que podem surgir (atraso menstrual, dores nos seios e no abdome e até mesmo alterações no humor), possivelmente você ainda não terá notado que está grávida. Raramente as mulheres descobrem desde cedo a notícia da gravidez, como podemos ver na imagem acima, não há nenhuma alteração no volume abdominal.


SEGUNDO MÊS GESTACIONAL:


Ao entrar no segundo mês gestacional, mulheres que apresentam a menstruação regular podem acabar descobrindo que estão gravidas, devido a irregularidade da sua menstruação. Além destes sintomas, também é comum ocorrer sono constante, presença de náuseas, presença de vômitos e pode ocorrer o aumento da vontade de urinar, devido ao tamanho uterino começar a se modificar o que resultará no início da compressão da bexiga. Os batimentos fetais podem ser auscultados com realização de um ultrassom.


TERCEIRO MÊS GESTACIONAL:


No terceiro mês a barriga materna começa a ficar mais evidente. Os enjoos permaneceram, pode ocorrer aumento do apetite materno, fadiga e as mudanças de humor intensificam-se.


QUARTO MÊS GESTACIONAL:


Nesta fase os enjoos e vômitos cessaram, porem o apetite materno tende a aumentar novamente, junto com sua disposição. E em alguns casos, pode ocorrer relatos de tímidos movimentos realizados pelo bebê e sentidos pela mãe.


QUINTO MÊS GESTACIONAL:


Com a chegada do quinto mês, a barriga materna fica ainda mais notável, devido seu tamanho e peso algumas gestantes começam a relatar dores nas costas e lombar. Pode ocorrer queixas de azia, constipação, falta de ar e câimbras nas pernas. Além da intensificação dos movimentos fetais.


SEXTO MÊS GESTACIONAL:

Com a chegada do sexto mês, o tamanho e peso da barriga passam a incomodar ainda mais a gestante. As dores nas costas intensificam-se. Podem começar a surgir as temidas estrias, na barriga e nas pernas.


SÉTIMO MÊS GESTACIONAL:


No sétimo mês, o bebê torna-se ainda mais ativo. Dependendo do porte físico da mãe, pode-se ter a percepção visivelmente de alguns movimentos realizados pelo bebê.


OITAVO MÊS GESTACIONAL:


Já no oitavo mês com o fim da gestação se aproximando, ocorre o aumento da azia, as estrias gravídicas intensificam-se e tornam-se mais perceptíveis, e a falta de ar piora. Há gestantes que passam a notar a presença das contrações de treino (Contrações de Braxton Hicks).


NONO MÊS GESTACIONAL:


Finalmente, rs! Nono mês chegou e com ele as últimas modificações ocorrendo no organismo materno (durante a gestação). Nesta fase, há chances de ocorrer a protrusão da cicatriz umbilical, aparecimento de varizes salientes, inchaço dos membros inferiores, queda da barriga materna, e por fim com o encaixe do bebê irá ocorrer a perda do tampão.

 

**** Vale lembrar que cada mulher é uma mulher, cada gestação é uma nova gestação, com isso as informações contidas neste post podem variar de acordo com cada mulher e de acordo com cada gestação que está mulher esteja vivenciando. Para realização deste post, utilizamos dos conhecimentos e experiencias adquiridas ao longo dos estágios vivenciados durante a graduação de obstetrícia.

 

Qualquer dúvida estamos a disposição. Entre em contato através dos comentários, ou clicando aqui e nos enviando uma mensagem privada. Em breve teremos uma sessão para informações do desenvolvimento gestacional materno e embrionário semanal, aguardem! Big beijos, fiquem com Deus e até a próxima!


Amorosamente,

Juliana Romano!










Comments


©  GESTANDO COM AMOR. Orgulhosamente criado por Juliana Romano / São Paulo-Capital

O blog  Gestando com Amor utiliza imagens de fontes diversas encontradas em pesquisas diárias para a elaboração do nosso conteúdo. Portanto, ressaltamos que a grande maioria desses imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato no e-mail ga.gestandocomamor@gmail.com caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. Iremos eliminá-la de nosso site imediatamente!

bottom of page