top of page

Icterícia Neonatal

  • Foto do escritor: Juliana Romano
    Juliana Romano
  • 10 de nov. de 2017
  • 2 min de leitura

Hoje iremos conversar um pouco sobre Ictericia Neonatal, uma patologia que pode atingir nossos bebê logo após o nascimento.



Icterícia é a pigmentação amarelada na pele e demais tecidos corporais do recém-nascido, em decorrência da quantidade de bilirrubina aumentada. Ela pode acometer 50% dos recém-nascidos em idade gestacional adequada (RN de termo – idade gestacional acima de 37 semanas) e 75% dos recém-nascidos de idade gestacional antecipada (RN pré-termo - idade gestacional abaixo de 37 semanas).

A Icterícia resulta da hiperprodução ou baixa excreção de bilirrubina, por imaturidade hepática ou por aumento da hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos do sangue).



Icterícia Fisiológica:

Apresenta início após 24 horas de vida, seu pico ocorre após 72 horas de vida no Recém-nascido a Termo. E irá desaparecer no final da primeira semana no Recém-nascido a termo. Já no Recém-nascido pré-termo, o pico ocorre em torno do 7º dia de vida e irá desaparecer até o 14º dia de vida. O bebê irá apresentar um bom estado geral, sem apresentar sinais de anemia e hepatoesplenomegalia (que é o aumento do tamanho do fígado e do baço). As zonas amareladas no corpo do bebê tendem a aparecer seguindo as sequencias das Zonas Dérmicas de Progressão da Icterícia.



Icterícia Patológica:

Tem seu surgimento nas primeiras 24 horas de vida. Ela persiste por mais de uma semana no Recém-nascido de termo. Ela pode ocorrer devido a Incompatibilidade materno-fetal do sistema Rh (mãe fator Rh negativo e bebê fator Rh positivo). Ou através da Incompatibilidade materno-fetal no sistema ABO - sanguíneo (mãe sangue tipo O e bebê sangue tipo A,B ou AB).


Como é realizado o tratamento?


Quando seu bebê apresentar Icterícia o profissional responsável pelo seu atendimento irá solicitar exames de sangue para medir a concentração de bilirrubina e definir se o tratamento é necessário. O tipo de tratamento irá depender da quantidade de bilirrubina e do peso com que o bebê nasceu. O tratamento poderá ser feito por meio da fototerapia, que é utilizado uma fonte de energia luminosa para transformação de bilirrubina em produtos hidrossolúveis. O bebê é colocado numa espécie de berço com uma luz azul, sem roupinhas, com os olhos cobertos por uma máscara protetora. O tempo de tratamento irá variar com o grau da icterícia.


E depois?

Quando os parâmetros sanguíneos estiverem normalizados, não deixe de prestar atenção à coloração do seu bebê, e consultar um profissional de saúde se houver alguma alteração da saúde dele. Quando os níveis de bilirrubina baixarem, não significam que a alteração sumiu. Por isso é fundamental fazer consultas periódicas e expor o bebê ao sol por ao menos cinco minutos ao dia, preferencialmente no período da manhã ou no fim da tarde. Os raios solares ajudam a dissolver o pigmento.

 

Qualquer dúvida estamos a disposição. Entre em contato através dos comentários, ou clicando aqui e nos enviando uma mensagem privada. Big beijos, fiquem com Deus e até a próxima!


Carinhosamente,

Juliana Romano!

 

Referencias Consultadas:


ICTERÍCIA DO RECÉM-NASCIDO: ASPECTOS ATUAIS - Clique Aqui!


FREITAS, Fernando. Rotinas em Obstetrícia. 6. Ed – Porto Alegre: Artmed,2011.

Lowdermilk, Deitra Leonard. Saúde da Mulher e Enfermagem Obstetríca. 10. Ed – Rio de Janeiro: Elsevier, 2012






Comments


©  GESTANDO COM AMOR. Orgulhosamente criado por Juliana Romano / São Paulo-Capital

O blog  Gestando com Amor utiliza imagens de fontes diversas encontradas em pesquisas diárias para a elaboração do nosso conteúdo. Portanto, ressaltamos que a grande maioria desses imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato no e-mail ga.gestandocomamor@gmail.com caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. Iremos eliminá-la de nosso site imediatamente!

bottom of page