Pré-Natal do Parceiro
- Juliana Romano
- 13 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

Você já ouviu falar sobre o Pré-Natal do Parceiro? Sim, isto existe e hoje iremos falar sobre ele. Quando vamos falar sobre assuntos relacionados ao universo da gestação, rapidamente direcionamos o foco para a mulher e o bebê, deixando o parceiro de lado, ou melhor deixando a saúde, prevenção e autocuidado do homem de lado, sendo desta forma a população que mais sofre com o agravamento de patologias e que apenas procuram assistência médica em estágios mais avançados do problema.
Pensando nisto, o SUS criou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), que prevê promover a procura de homens pelos serviços de saúde para prevenção e/ou agravamento de doenças. A visão do pré-natal, é apenas do âmbito feminino, excluindo o homem dos direitos e deveres relacionados aos cuidados do pré-natal, parto, pós-parto e cuidados com bebê. Com isso essa Política tende a gerar a participação do homem no universo da gestação, para obter como resultado uma paternidade presente e responsável.
Mais quais são os benefícios desta estratégia?
♥ Gerar maior procura e aderência ao tratamento da sífilis e do HIV para redução de transmissão para o bebê quando parceiros não tratados.
♥ Fortalecer e apoiar as famílias, aumentando o envolvimento dos homens com cuidado com gestante e bebê, com a família.
♥ Promover a paternidade afetiva, gerando grande desenvolvimento físico, emocional e social dos filhos.
♥ Facilitar e incentivar o acesso do homem a ações e serviços de saúde.
♥Aumentar o autocuidado e contribuir com a redução das doenças agudas e/ou crônicas, da mortalidade e a melhoria da qualidade de vida.
Mais o que os homens têm direito?
A iniciativa é uma chance para os homens cuidarem de sua saúde, ao mesmo tempo que irão acompanhar a gestação de suas parceiras, através da participação ativa nas consultas de pré-natal, por meio da realização de exames de rotina, testes rápidos, atualização da carteira vacinal, da participação nas atividades educativas nos serviços de saúde (grupos) e também com consultas odontológicas. E todas as informações obtidas nos exames, consultas e situação vacinal pode ser anotado na nova caderneta da gestante.

Exames de Rotina:
♥ Tipagem sanguínea e fator RH ♥ Glicemia ♥ Hemograma ♥ Hepatite B-HBsAg ♥ Hepatite C ♥ Sífilis ♥ HIV/Anti-HIV ♥ VDRL ♥ Lipidograma ♥ Dosagem de Colesterol HDL ♥ Dosagem de Colesterol LDL ♥ Dosagem de Colesterol total
Calendário Vacinal:
♥ Vacina Antitetânica
♥ Hepatite B
♥ Febre Amarela
Gostou da informação? Quer saber mais? Conheça o Guia do Pré-Natal do Parceiro para Profissionais de Saúde. Este guia é destinado aos profissionais de saúde, mas nada impede que você gestante/marido/avó/avô/tia/tio...que tenha o interesse de se aprofundar no assunto, dê uma espiadinha. Aproveite para estudar e empoderar-se! Clique aqui para ver o guia.

Quer conhecer a nova Caderneta da Gestante? Nela além de registro de informações de suas consultas de pré-natal, nela consta algumas informações ilustrativas sobre a gestação, parto, pós-parto e cuidados com bebê, e também local para registrar as informações sobre as consultas do pré-natal do parceiro. Clique aqui para ver a caderneta da gestante.

Obrigada,
Juliana Romano!
Referência consultada:
1.Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem: Princípios e Diretrizes. Brasília (Brasil): Ministério da Saúde; 2008.
Yorumlar