top of page

Exames de Rotina: Pré-Natal de Baixo Risco

  • Foto do escritor: Juliana Romano
    Juliana Romano
  • 3 de ago. de 2017
  • 4 min de leitura

Exames Rotina Pré Natal

Realizar um Pré-natal adequado, com uma assistência e um profissional de qualidade, com principal objetivo além do rastreamento da vitalidade materno e fetal, o empoderamento da gestante, em busca da retomada da autonomia do corpo/parto/nascimento, é algo difícil de se achar. É mais comum, ao comparecer a uma nova consulta, você sair de lá com mais dúvidas do que entrou e com uma pasta cheia solicitações de exames, e nem ao menos saber para que serve cada um destes exames. Para tentarmos ajudar neste processo de qualificação do pré-natal, hoje nosso post irá falar sobre os exames de rotinas solicitados durante o pré-natal, para que serve cada um deles e em que momento deve ser realizado por você gestante.

Na imagem abaixo podemos verificar uma vasta lista de exames que devem ser realizados pela gestante, os nomes muitas vezes é algo desconhecido para você. Neste caso cabe ao profissional explicar cada exame e para que ele serve. Porem você pode fazer sua parte informando-se. Então vamos lá, vamos começar pela ultrassonografia.


Gestando com Amor - Manual Pré Natal de Baixo Risco

❤ Ultrassonografia: a ultrassonografia é um exame muito usado na obstetrícia, a cada novo trimestre gestacional ele apresente uma função e um tipo de avaliação.


Primeiro trimestre: ele é realizado para verificar se a gestação encontra-se no local correto, uma forma de descarta uma gravidez ectópica. Se há presença de embrião, avaliar a implantação placentária e saber a idade gestacional correta. Ele deve ser realizado entre a décima primeira e décima quarta semana gestacional.


Segundo trimestre: neste período é comum que o profissional que esteja lhe acompanhando solicite a ultrassonografia morfológica. Ele é um ultrassom complexo e demorado, funciona como um check-up completo do seu bebê. Ele irá avaliar detalhadamente o coração, o crânio, o abdome, os ossos, o liquido amniótico, a placenta, o fluxo sanguíneo do útero e assim descartar possíveis malformações. Ele deve ser realizado entre a vigésima e vigésima quarta semana gestacional.


Terceiro trimestre: passa a ser utilizado para acompanhar o desenvolvimento fetal. É grande importância para avaliar e estimar o peso fetal, a placenta (localização e possível deslocamento placentário) e a quantidade e aspecto do liquido amniótico. Ele dever ser realizado entre a trigésima segunda e trigésima sexta semana gestacional.


❤ Hemograma: O hemograma é um exame de sangue que apresenta como objetivo avaliar sua saúde em geral. Nele avalia-se a presença ou ausência de anemia, infecção ou deficiência de plaquetas, que são importantes no processo de coagulação sanguínea. Ele deve ser realizado no primeiro, segundo e terceiro trimestres gestacionais.


❤ Tipagem Sanguínea e fator Rh: o fator Rh é de extrema importância e dever ser pesquisado logo no início da gestação, descobrimos este fator através do exame de tipagem sanguínea, sua importância se deve a patologia eritroblastose fetal, que é a doença hemolítica causada por incompatibilidade do Rh (em breve teremos um novo post falando apenas sobre este assunto). Ele deve ser realizado logo no primeiro trimestre gestacional.


❤ Glicemia em Jejum: o exame de glicemia de jejum é realizar o rastreamento de diabetes na gestação. Mesmo que você não apresente histórico clinico ou familiar de diabetes, é de extrema importância este rastreamento, pois na gravidez a diabetes pode causar diversas malformações no feto. Ele deve ser realizado no início do primeiro trimestre e repetido na vigésima sexta semana gestacional.


❤ Testes Rápidos de Sífilis e HIV e Sorologias: os testes rápidos como o nome já diz, servem para um rastreamento precoce, nestes casos para a sífilis e HIV, o diagnostico oportuno da infecção durante o período gestacional é fundamental para a redução da transmissão vertical. Assim como a sorologia para toxoplasmose, rubéola e a hepatite. Eles devem ser realizados no primeiro trimestre e repetidas entre a trigésima segunda e trigésima quarta semana gestacional.


❤ Urina Tipo 1 e Urocultura: Na gestação é muito comum a gestante desenvolver infecção urinaria, e muito mais comum de ocorrer de forma assintomática, devido a isso é de extrema importância realizar exames de urina ao longo dos três trimestres para o rastreamento e se necessário tratamento precoce, para evitar futuras complicações para o feto. Vale destacar que a importância do exame de proteinúria (presença de proteínas na urina), que pode estar associado como fator de risco para gestantes com níveis pressóricos elevados.


❤ Parasitológico de Fezes: neste exame investiga-se a presença de parasitas nas fezes da gestante, que podem acarretar em uma anemia entre outros problemas que podem afetar diretamente o feto. Ele deve ser realizado durante o primeiro trimestre gestacional.


❤ Cultura de Estreptococo: ou o famoso exame do cotonete. Este exame busca verificar a presença de bactérias na secreção vaginal e anal, que podem contaminar o bebê durante o percurso pelo trajeto do parto. Ele deve ser realizado entre a trigésima sexta e trigésima oitava semana gestacional.


Entendeu tudinho? Bom, agora em sua próxima consulta de pré-natal vá preparada. Elabore dúvidas para serem esclarecidas sobre os resultados de seus exames. Pergunte, questione, demonstre interesse e sabedoria sobre tudo o que se passa pelo seu corpo. Vamos à luta, caminhando sempre em busca do protagonismo de nossas vidas, corpos, gestação e parto! O blog Gestando com Amor, está a sua disposição para ajudar no embasamento deste processo. Qualquer dúvida entre em contato, deixe seu comentário ou nos manda uma mensagem privada clicando aqui. Big Beijos e fique com Deus! Até a próxima.


Atenciosamente,

Juliana Romano!


Referencias utilizadas e para consultas:

FREITAS, Fernando. Rotinas em Obstetrícia. 6. Ed – Porto Alegre: Artmed,2011.

Lowdermilk, Deitra Leonard. Saúde da Mulher e Enfermagem Obstetríca. 10. Ed – Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

Caderneta da Gestante: Clique Aqui!

Orientações Gerais sobre a Gestação: Clique Aqui!

Cadernos de Atenção Básica - Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco: Clique Aqui!





Comentários


©  GESTANDO COM AMOR. Orgulhosamente criado por Juliana Romano / São Paulo-Capital

O blog  Gestando com Amor utiliza imagens de fontes diversas encontradas em pesquisas diárias para a elaboração do nosso conteúdo. Portanto, ressaltamos que a grande maioria desses imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato no e-mail ga.gestandocomamor@gmail.com caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. Iremos eliminá-la de nosso site imediatamente!

bottom of page