Obstetrizes - Quem são?
- Juliana Romano
- 7 de set. de 2017
- 3 min de leitura
Olá pessoal, mais uma nova quinta-feira e com ela uma nova postagem. Em ritmo de feriado da Independência, teremos um post um pouco diferente. Hoje nossa postagem irá falar sobre a profissão dos Obstetrizes, minha amada profissão. Você sabe o que um Obstetriz faz? Já tinha ouvido falar sobre elas? Sim? Não? Bem, vamos lá entender um pouco mais sobre essa linda carreira.

O curso de Obstetrícia foi recriado em 2005 na Universidade de São Paulo (USP) no campus da EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, localizada na Zona Leste de São Paulo. O intuito do curso é formar profissionais capacitados para cuidar da saúde de gestantes, parturientes, puérperas, recém-nascidos e familiares, buscando promover e preservar a normalidade do processo de nascimento, atendendo as necessidades físicas, emocionais e socioculturais das mulheres em instituições de saúde públicas e privadas (maternidades, centros de parto normal, casas de parto, ambulatórios, unidades básicas), instituições de ensino e domicílios.

Obstetrizes são formados e qualificados para:
- Fazer a promoção da saúde da mulher, sem que esta esteja necessariamente no período gravídico-puerperal;
- Defender os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres;
- Realizar o pré-natal;
- Prestar assistência à mulher durante o trabalho de parto;
- Fazer o parto normal, preservando sua normalidade e realizando intervenções necessárias;
- Acompanhar a recuperação da mulher depois do parto;
- Acompanhar o bebê no período perinatal e neonatal;
- Orientar sobre amamentação;
- Reconhecer as dimensões físicas, emocionais e socioculturais que integram a vida das pessoas e afetam o processo reprodutivo, determinando ações curativas preventivas; - Atuar em equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde); - Intervir de forma a melhorar programas que englobem os temas saúde da mulher e direitos sexuais e reprodutivos, ou seja, atuar no ramo de políticas públicas de saúde;
- Refletir sensivelmente e analisar criticamente a real situação de assistência à saúde da mulher, para propor ações criativas que solucionem os problemas encontrados, levando em conta o perfil epidemiológico, os fatores sociopolíticos e culturais, a tecnologia e os equipamentos disponíveis e necessários para a prática profissional.

O que é a Obstetrícia?
A Obstetrícia é a ciência que estuda a reprodução humana. Investiga a gestação, o parto e o pós-parto nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. O termo "obstetrícia" vem da palavra latina "obstetrix", que é derivada do verbo "obstare" (ficar ao lado). Para alguns, seria relativo à "mulher assistindo à parturiente" ou "mulher que presta auxílio".
O Profissional Obstetriz:
Obstetriz é um profissional que estuda a saúde da mulher em seu processo de gravidez, parto e pós-parto. É esse profissional que acompanha todas as fases do ciclo gravídico-puerperal: realiza o pré-natal, assiste e realiza o parto normal, também cuida da mulher no pós-parto, auxilia na amamentação e presta assistência a saúde do bebê até ele completar um ano de vida. Está linda profissão já existe em outros países com diversos nomes sage-femme, midwife, matrona, partera.
A meta dos Obstetrizes é assistir integralmente e de forma humanizada as mulheres, especialmente as que se encontram em fase tão especial de suas vidas: a gravidez. Para esses profissionais, o direito de escolha é da mulher; isso quer dizer que incentivamos o empoderamento da mulher, para que ela possa decidir por si só como quer conduzir seu trabalho de parto e parto, se quer a presença de acompanhantes, as posição que queira parir, o local onde queira parir. Enfim, sabemos bem nossa posição de coadjuvantes do parto, competentes o suficiente para saber como e quando agir se algo não estiver correndo bem com a mãe ou com o bebê, disponibilizando sempre uma assistência qualificada e de qualidade, embargada nas evidencias cientificas.
"Ocupamos um local privilegiado na sociedade: recepcionamos os que nela ingressam."
Ruth Osava
E ai, gostaram das informações? Que tal em sua próxima consulta tentar conversar com um profissional Obstetriz? Desta forma você terá mais uma opção de atendimento para sua gestação, trabalho de parto e parto. Quer indicações, tirar dúvidas, contatos? Deixe um comentário ou clique aqui e nos envie uma mensagem particular. Big Beijos e até a próxima!!!

Carinhosamente,
Juliana Romano!
Quer conhecer mais sobre o curso de Obstetrícia? Acesso nossa fonte referencial para elaboração deste post, clique aqui.
Comments