Traumas Mamilares
- Juliana Romano
- 28 de set. de 2017
- 3 min de leitura
Hoje iremos falar sobre Traumas Mamilares que pode ocorrer durante a amamentação, e que pode acarretar em um desconforto mamário para as puérperas.
Os traumas mamilares podem ser definidos como uma ruptura do tecido que recobre o mamilo. Eles podem acabar dificultando o processo de amamentação por ocasionar desconforto e dor às puérperas.
Sentir um desconforto no início do aleitamento materno, é normal. Porem com a prática, esse desconforto tende a desaparecer. Porem se o mesmo persistir e com ele surgir a dor e/ou machucados durante as mamadas, isso pode ser um sinal de pega incorreta/ mau posicionamento do bebê ou da mãe, e isso pode acabar gerando um trauma mamilar.
Os traumas mamilares podem ser classificados como: fissura, escoriação, erosão, dilaceração e vesículas.

Fissura: É quando ocorre uma lesão de aspecto linear, tipo fenda, de profundidade variável na região entre a aréola e o mamilo. Provável causa: pega incorreta.
Escoriação: É quando ocorre uma lesão com aspecto de esfoliação do mamilo. (Lembra uma raladura de joelho), resultante do atrito da língua no mamilo. Provável causa: pega incorreta e língua posterizada.
Erosão: É quando ocorre uma lesão resultante do desgaste ou remoção de toda pele do mamilo. Causa: evolução de uma escoriação.
Dilaceração: É quando ocorre uma lesão gerada pela pressão positiva excessiva e inadequada na região da aréola e do mamilo. Apresenta um aspecto de rasgado. Provável causa: pega incorreta e uso de bombas para retirada do leite.
Vesícula: É quando ocorre uma pequena coleção de líquido abaixo da pele, com formato arredonda. Pode apresentar secreção clara. Provável causa: pega incorreta.
Por que esses traumas ocorrem?
✓ Posicionamento e pega incorretos
✓ Peito com muito leite
✓ Mamilos invertidos ou pseudo-invertido
✓ Língua Posterizada do recém-nascido
✓ Uso incorreto de bombas coletoras de leite
✓ Freio lingual curto
✓ Candidíase nas mamas
✓ Interrupção abrupta das mamadas
Como cuidar dos traumas mamilares?
Para diminuir o incomodo durante a amamentação, deve-se:
✓ Observar a mamada e verificar como está sendo realizada a pega e posicionamento da mãe e do bebê. Corrigir a pega e posicionamento.
✓ Não passar cremes, óleos ou perfumes. Ao tomar banho, lavar com agua e sabão. Sempre que possível expor as mamas ao sol por no mínimo 10 minutos por dia. E para tratar as lesões, o ideal é utilizar o próprio leite materno, espalhando-o sobre o mamilo e aréola e deixando-o secar naturalmente. O leite materno, tem ação cicatrizante.
✓ Continuar a amamentar sob livre demanda. Não há contraindicações de manter a amamentação quando há trauma mamilar, mas lembre-se sempre de respeitar sua dor.
✓ Na hora da mamada, lembre-se de oferecer primeiro a mama que apresente menor incomodo e trauma, e por último a com maior trauma e dor.

Lembre-se de realizar a pega e posicionamento correto de seu bebê.

Já quanto a melhor posição para amamentar, fica a critério da mulher. Ela deve escolher aquela que melhor lhe agradará, a que trará mais conforto para o bebê e para ela também. (Em breve teremos um post falando exclusivamente sobre cada uma delas).

Para conhecer mais sobre o aleitamento materno, acesso o Primeiro portal de aleitamento do mundo, clique aqui.
Qualquer dúvida estamos a disposição. Entre em contato através dos comentários, ou clicando aqui e nos enviando uma mensagem privada. Big beijos, fiquem com Deus e até a próxima!
Carinhosamente,
Juliana Romano!
Referencias consultas:
Lesões mamilares decorrentes da amamentação: um novo olhar novo para um problema conhecido - Clique Aqui!
Promoção da amamentação e alimentação complementar - Clique Aqui!
Incidência de trauma mamilar no puerpério imediato - Clique Aqui!
Comments