Você se conhece?
- Juliana Romano
- 24 de ago. de 2017
- 3 min de leitura

Tocar a região íntima ainda é algo desconfortável para algumas mulheres, porem o ato de se conhecer, pode nos ajudar a detectar problemas sérios de saúde. Não estamos nos referindo ao ato de masturbação, apenas o simples fato de olhar para baixo e sentir-se intima de sua vulva. Sim, VULVA!!! E não pepeca, periquita, margarida entre outros nomes diminutivos, infantilizados e estranhos que somos ensinadas a nomear nossa região íntima.
Vamos começar pela apresentação de cada parte de nossos órgãos genitais.
O aparelho genital feminino é composto pelos órgãos internos e externos:
Órgãos externos: Monte púbico e Vulva, que engloba os grandes e pequenos lábios e o clitóris.
Órgãos internos: Vagina, ovários, trompas e útero.
Órgãos externos:

Monte púbico: é a elevação de tecido adiposo, normalmente recoberto de pelos que geram a proteção a superfície óssea.
A vulva é constituída por:
Grandes Lábios: são dobras da pele que se estendem do monte púbico até o ânus, eles possuem como função a proteção da entrada da vagina, o clitóris e a uretra.
Pequenos Lábios: são paralelos aos grandes lábios, mas são tecidos sem gorduras. Na parte superior dos pequenos lábios encontra-se o clitóris.
Clitóris: o clitóris apresenta semelhanças ao pênis masculino, quando se comparado a função e estrutura. Como o pênis, o clitóris é um órgão erétil. Ele é composto por tecido esponjoso chamado de corpo cavernoso, que pode encher de sangue no momento da estimulação. Ele possui a função de proporcionar prazer sexual. Ele tem aproximadamente 2 cm.
Órgãos internos:

Útero: ele é o principal e mais importante órgão durante a gestação, pois é nele onde o bebê desenvolve-se até estar pronto para vir ao mundo. Ele possui formato de uma pera. Ele é dividido em: colo e corpo do útero. Normalmente ele pesa 50 gramas em uma mulher não grávida. Possui uma grande capacidade de elasticidade, ao final da gestação apresenta em média 1 Kg. Ele é constituído por uma parede muscular espessa (miométrio), revestida por fora pelo peritônio e por dentro pelo endométrio. Ele é ligado as tubas uterinas.
Tubas uterinas: as tubas são os canais com formato de funil que ligam cada ovário ao útero e local por onde o óvulo caminha até chegar ao útero. Apresenta em média 12 cm de comprimento. Ele é recoberto em sua extremidade por franjas (fimbrias) que auxiliam na passagem dos óvulos.
Ovários: eles são duas pequenas glândulas de aproximadamente 3 cm de comprimento, possui formato de amêndoas. Apresenta como funções a produção de hormônios (estrogênio e progesterona), que são responsáveis pelo desenvolvimento e funcionamento dos demais órgãos genitais e caracteres femininos, e ele também é responsável pela produção dos óvulos.
Vagina: a vagina é um canal muscular que se estende do orifício localizado na vulva até o útero. Ela é o canal do órgão sexual feminino (local o pênis é penetrado). É o canal de passagem do bebê durante o parto. Ela também possibilita a eliminação do sangue menstrual para o exterior. Possui em média 7 a 10 com.
E por fim vamos entender sobre o hímen. O hímen é uma membrana que começa a ser formado, intrautero. Ele não possui uma função especifica. Seu formato varia de mulher para mulher, ele pode apresentar-se no formato anular, septado, cribiforme e imperfurado.

Uma dica muito legal para você se conhecer melhor é pegar um espelho no momento em que estiver sozinha e tranquila, e dê uma espiadinha lá em baixo. Você, mais do que ninguém precisa se conhecer. Não tenha vergonha, apresente-se a ela e torne-se amiga dela!
Vale lembrar, que cada mulher apresenta suas características e individualidade. Então espera-se que cada vulva apresente um formato ou um detalhe diferente. Isso nos torna especiais e únicas.

Com carinho,
Juliana Romano!
Referencias utilizadas:
Tratado de Fisiologia Médica - Guyton & Hall
Anatomia Orientada para a Clínica - Moore
Comments