Aleitamento Materno
- Juliana Romano
- 27 de jul. de 2017
- 3 min de leitura
Hoje iremos falar sobre mais um assunto importante, Aleitamento Materno.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno deve ser mantido de forma exclusiva até os seis meses de idade, após este período já é possível iniciar a introdução alimentar como forma de complementação até os dois anos de idade.
Mas quais são os benefícios para meu bebê?
O leite materno é completo, ele é a e melhor fonte de nutrientes para seu bebê. Ele é de fácil absorção, devido suas proteínas serem facilmente reconhecidas pelo intestino do bebê. Com isso ele irá beneficiar seu bebê da seguinte forma:
❤ Promovendo uma maior proteção imunológica;
❤ Resistência contra alergias;
❤ Proteção contra microrganismos (vírus/bactérias);
❤ Reduzindo a possibilidade de infecções respiratórias;
❤ Aumentando resistência contra obesidade, diabetes, infecções urinarias, diarreias entre outras patologias;
❤ Promovendo o desenvolvimento muscular, da mandíbula, estruturas responsáveis pela fala e dentição;
❤ E por fim, reforça o vínculo mãe e bebê.
E quais os benefícios do aleitamento para mim?
O ato da amamentação irá auxiliar a mulher nas seguintes ocorrências:
❤ Auxiliará na retomada do peso pré-gravídico;
❤ Prevenindo-a de casos de depressão no pós-parto;
❤ Diminuição da incidência de hemorragia no pós-parto;
❤ Auxilia no retorno do útero ao tamanho normal (involução uterina);
❤ Reduz as chances de desenvolver câncer de mamas, ovariano ou de colo uterino;
❤ Ajuda na prevenção de uma nova gestação;
❤ Aumenta a confiança, sensação de bem-estar e segurança.
Vamos entender um pouco da fisiologia da amamentação:
Para a produção do leite materno, contamos com o auxílio de dois hormônios, a Prolactina e a Ocitocina. Eles auxiliam na produção e ejeção do leite materno. O leite materno é armazenado em maior quantidade nas glândulas mamarias e em menor quantidade nos ductos lactíferos. Conforme a amamentação transcorre, a própria sucção do bebe irá estimular a produção dos dois hormônios (Prolactina e Ocitocina) envolvidos na amamentação.

Composição do Leite Materno:
O leite materno é composto por três fases importantes: Colostro, Leite de Transição e o Leite Maduro. O Colostro é a primeira parte do leite materno a surgir logo após o parto (ou até mesmo antes) ele possui uma cor amarelada, sai em pequenas quantidades, mas ele é tudo o que seu bebê precisa nos primeiros dias de vida, pois ele é rico em nutrientes e anticorpos irá funcionar como uma vacina natural para seu bebê. O Leite de Transição irá surgir após o 4º dia de vida do bebê, ele representa o conjunto do colostro com o leite maduro, e seu surgimento irá marcar o início da apojadura (descida do leite materno). Já o Leite Maduro, que é rico em nutrientes, água e gordura é dividido em duas fases: o leite anterior, que é o leite materno do início de cada mamada, ele é rico em água e será o leite que irá hidratar seu bebê. Já o leite posterior, é o leite rico em gordura e será responsável por engordar e saciar seu bebê.

E por fim, a chave do sucesso na Amamentação: Pega Correta!

A pega correta é quando o bebê abocanha a aréola quase que por completa, assim ele irá conseguir introduzir o seio materno mais profundamente na boca e irá realizar movimentos rítmicos com a língua contra a mama, sugando o leite de forma eficiente. Para que a pega esteja correta, deve-se observar:
❤ Se a boca do bebê permanece bem aberta;
❤ Se o lábio inferior está voltado para cima (formando a boquinha de peixinho);
❤ Nariz deve permanecer desobstruído;
❤ Língua interiorizada;
❤ Abocanhar o mamilo e boa parte da aréola;
❤ Não deve haver: barulho ao mamar e nem causar dor nos seios maternos.
Novidade!
Nosso Blog ganhou uma nova seção. A sessão CONTEÚDO, lá você irá encontrar arquivos em PDF, que não encontra-se disponível na internet, e serão disponibilizados gratuitamente. Nossos arquivos sempre estarão relacionados com os assuntos discutidos em nossas postagens. O primeiro arquivo que você irá encontrar é uma carta de seu bebê para você, em que ele irá falar sobre amamentação (clique aqui). Dê uma lida, e nos diga o que achou! Big beijos e até a próxima.
Obrigada,
Juliana Romano!
Referencias para Consulta
Portal da Amamentação – Clique Aqui
Carvalho MR, Tamez RN. Amamentação: bases científicas para a prática profissional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2002.
Obstetrícia de Williams/F.Gary Cunningham. 24 ed- Porto Alegre: AMGH; 2016.
Comments