top of page

Pós-Parto: Cuidados com Coto Umbilical

  • Foto do escritor: Juliana Romano
    Juliana Romano
  • 20 de jul. de 2017
  • 3 min de leitura

Durante a gestação, o cordão umbilical tem como principal objetivo ligar o bebê à placenta, o que irá permitir a passagem de nutrientes e oxigênio da mãe para o bebê. Já quando o bebê nasce, o cordão umbilical perde sua função e com isso ele é cortado cerca de três a quatro centímetros acima da base, em um procedimento indolor. E a ele damos o nome de coto umbilical.


Este coto, inicialmente tem aspecto gelatinoso e vai tornando-se escuro, murcho e seco (processo de mumificação) e deve ocorrer a queda entre o sétimo e o décimo quinto dia de vida, o que pode não necessariamente ser uma regra. Porém até que ocorra a queda do coto umbilical, e concluir a cicatrização, será necessário cuidados higiênicos e vigilância apropriados.


Os cuidados com o coto umbilical são simples e dependem de aspectos básicos como uma higiene correta das mãos de quem cuida do bebê e a observação continua da pele em torno do coto.

Limpeza

A limpeza do coto umbilical deve ser realizada uma u duas vezes por dia. Lavar bem as mãos antes de iniciar a limpeza, é um ato de extrema importância para não contaminar a região. Lembre-se sempre de realizar os cuidados no sentido cabeça-pés, deixando para limpar o coto umbilical antes de realizar troca de fraldas.


Produtos

A limpeza do coto umbilical pode ser realizada com os produtos já utilizados para higienização do bebê, ou seja, utilize o sabonete de costume no momento do banho e álcool 70% no momento das trocas de fraldas.


Evite umidade

Um dos principais cuidados é manter o coto umbilical sempre limpo e seco, lembre-se sempre após o banho secar bem. Tenha o cuidado de não deixar umidade, principalmente na base do cordão, junto ao abdome. Mantenha a área arejada, deixando o coto livre da fralda pressionando. Quanto mais o coto umbilical ficar exposto ao ar livre, melhor e mais rápido ele irá secar e cair.


Observe sinais de irregularidade

Você deve criar o habito de vigiar os aspectos de irregularidades que podem surgir no coto umbilical de seu bebê. Observe os sinais, e toda vez que for limpar cheire para verificar o aspecto do odor. Pois um coto umbilical saudável não há presença de odor, quando surgir odor, pode-se esperar início de uma inflamação.


Mais sinais de inflamação

Além do odor, deve-se prestar atenção nos seguintes sinais: presença de edema (inchaço), rubor (calor), dor e secreção na base do coto umbilical. No caso da presença de alguns desses sinais, deve-se procurar assistência na maternidade em que pariu.

 

Dicas rápidas:

❤ Higienizar as mãos com água e sabão antes de iniciar a limpeza;


❤ Após retirar a fralda do bebê, umedeça as duas extremidades do cotonete com álcool a 70%;


❤ Com o cotonete umedecido, passe na base do coto umbilical (entre o coto e a pele) com movimentos circulares e de maneira bem suave;


❤ Utilize a quantidade necessária até que o cotonete saia limpo;


❤ Lembre-se sempre de limpar o clamp (suporte normalmente amarelinho);


❤ Após limpar a base, limpe o restante do coto umbilical com outro cotonete umedecido;


❤ Procure posicionar a fralda abaixo do umbigo a fim de evitar a contaminação do coto por urina e fezes;


❤ Se o coto umbilical entrar em contato com as fezes ou urina, lave-o com água e sabão de uso do banho do bebê, seque-o com um pano macio e limpe novamente com o álcool a 70%, com auxílio do cotonete;


❤ Nunca puxe o coto umbilical. Deixe que ele se desprenda sozinho;


❤ Não utilize faixas, gazes, curativos oclusivos (fechados) ou qualquer outro produto no coto (somente se necessário após orientação médica em casos específicos), principalmente não coloque moedas sobre o coto umbilical;


❤ Em caso de presença de rubor, secreção ou odor na pele, próxima ao coto, acompanhados de febre ou não; entre em contato com sua maternidade ou posto de saúde referência;


❤ Quando o coto cair, continuar os cuidados de higienização na base do coto até que este esteja completamente cicatrizado.


Obrigada,

Juliana Romano.


Referencia para Consulta:


Manual para Cuidados com Coto Umbilical - Clique Aqui!


A Saúde do Coto Umbilical - Clique Aqui!

Comments


©  GESTANDO COM AMOR. Orgulhosamente criado por Juliana Romano / São Paulo-Capital

O blog  Gestando com Amor utiliza imagens de fontes diversas encontradas em pesquisas diárias para a elaboração do nosso conteúdo. Portanto, ressaltamos que a grande maioria desses imagens não são de nossa autoria ou cedidos formalmente para utilização no site. Por favor entre em contato no e-mail ga.gestandocomamor@gmail.com caso seja o autor de alguma imagem utilizada e gostaria que a mesma fosse removida. Iremos eliminá-la de nosso site imediatamente!

bottom of page