Bem-vindo Outubro Rosa!
- Juliana Romano
- 5 de out. de 2017
- 3 min de leitura
Hoje nosso post será um pouco diferente, iremos falar sobre a saúde da mulher, porém sem focar na gestação. Iremos conversar hoje sobre o câncer de mama. Tema especial dedicado ao Outubro Rosa.

O que é o câncer de mama?
Todo tipo de câncer caracteriza-se por um crescimento desordenado e rápido de células, que adquirem a capacidade de multiplicar-se. Essas células tendem a ser agressivas e incontroláveis, gerando a formação de tumores malignos (chamado de câncer), que pode espalhar-se por outras partes do corpo.
O câncer de mama, como o nome diz refere-se a um tipo de câncer que ataca as mamas. É o tumor maligno mais comum em mulheres, e o que mais leva a morte. Sua ocorrência apresenta-se com maior prevalência em mulheres acima dos 35 anos. Vale ressaltar que nem todo tumor na mama, representa um tumor maligno. E que o câncer de mama, também pode ocorrer nos homens. Quando diagnosticado e tratado na fase inicial do câncer, as chances de cura chegam até 95%.
Sintomas
O sintoma mais comum de ocorrer no câncer de mama, é o surgimento de caroço. A presença de nódulos indolores, duros e irregulares apresentam maior chance de ser malignos, mas há também tumores que são macios e arredondados. Vale ressaltar a importância de procurar ajuda médica, ao aparecimento de qualquer anormalidade.


Detecção Precoce
O câncer de mama representa uma doença gravíssima, mas que pode ser curada. Quanto maios cedo ele for detectado, maior será a chance de cura. Quanto menor apresenta-se o tumor, maior a probabilidade de cura. Portanto, a detecção precoce é de extrema importância., e funciona como uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.
Mulheres acima de 40 anos, devem realizar o exame de mamografia uma vez ao ano (ou mais, a depender do critério médico). A mamografia é o único exame capaz de detectar o câncer de mama, quando ele ainda tem tamanho menor que 1 centímetro.
Outra forma para detecção de anormalidades, é a realização do autoexame de mamas. O ato de tocar-se, pode salvar sua vida. Ao apresentar alguma anormalidade, lembre-se sempre de consultar um especialista.
O autoexame de mama é uma técnica simples que devem ser realizadas ao menos uma vez após seu período menstrual. Deve ser realizado por todas as mulheres independentemente de sua idade. Ele representa uma medida preventiva. Em caso de achados anormais, lembre-se sempre de procurar atendimento médico especialista (mastologista ou ginecologista). Mulheres com idade acima de 40 anos, deve realizar anualmente a mamografia.

1) Em pé e de frente para um espelho, observe seus mamilos, a superfície e o contorno de suas mamas.
2) Ainda de frente ao espelho, levante seus braços e observe se o movimento altera o contorno e a superfície de suas mamas.
3) Já deitada, com a mão direita apalpe a mama esquerda, realizando movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos.
4) Com a mão esquerda apalpe a mama direita, realizando movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos.
5) No banho com a pele ainda ensaboada ou apenas molhada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a amam direta estendendo até a axila, em busca de alguma alteração. Faça o mesmo na mama esquerda.
Qualquer dúvida estamos a disposição. Entre em contato através dos comentários, ou clicando aqui e nos enviando uma mensagem privada. Big beijos, fiquem com Deus e até a próxima!

Amorosamente,
Juliana Romano!
Referencia Consultada:
Site Inca - Clique Aqui!
Comentários