Método Canguru
- Juliana Romano
- 18 de nov. de 2017
- 3 min de leitura

Você já ouviu falar sobre o método canguru ou até mesmo já utilizou este método com seu baby após nascimento dele? Hoje iremos conversar um pouco sobre está prática, entender como ela deve ser realizada e quais os benefícios de sua utilização para o bebê. O método canguru consiste na assistência neonatal que implica no contato pele a pele precoce entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso e também pode e deve ser realizado nos recém-nascidos de peso adequado, lembrando que pode ser realizado pelo companheiro (a) também.
O método mãe canguru é muito mais do que uma simples posição e contato pele a pele, ele é um tipo de humanização que irá oferecer ao bebê uma vivencia da passagem da vida intrauterina para a extrauterina, aumentando o vínculo entre os pais e o bebê.
Norma de Atenção Humanizada ao Recém-nascido:
No Brasil o método canguru consiste na mudança de paradigma na atenção perinatal. Sua implantação consiste em 3 etapas. Sendo a primeira com início da atuação numa fase anterior ao nascimento do bebê pré-termo e/ou de baixo peso, através do rastreamento das gestantes com risco para recém-nascido de baixo peso ao nascer. Mulheres e familiares nesta situação deverão ser orientados e receberem cuidados específicos. Com o nascimento do bebê e havendo a necessidade de permanência na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, deve-se permitir e estimular a entrada da mãe e acompanhante neste local afim de permitir o contato pele a pele com o bebê de forma gradual e crescente, de maneira segura e agradável para ambos. Deve-se trabalhar o estimulo à lactação e à participação dos pais nos cuidados com o bebê.
A segunda etapa do método consiste no ganho de peso regular, segurança materna, interesse e disponibilidade da mãe em permanecer com a criança o maior tempo desejado e possível. Lembrando-se sempre de prezar pela segurança e bem-estar do binômio.
A terceira etapa inicia-se com a alta hospitalar, com necessidade de acompanhamento ambulatorial criterioso do bebê e de sua família. Em casa, a utilização do método deve ser dada continuidade. Após ser devidamente orientada pelo profissional de saúde que esteja responsável pelo caso, a mãe ou responsável pelo bebê deve saber que poderá realizar todas suas tarefas com o bebê junto ao peito.
Como realizar esse método?
A posição canguru consiste em colocar o recém-nascido ligeiramente vestido, com a barriga dele encostada contra o peito do indivíduo que irá realizar o método. Deve ser realizar com orientação e auxílio de um profissional da área, que venha permitir o contato precoce entre o binômio ou companheiro que irá realizar o método.

Vantagens da utilização deste método:
✓ Aumento do vínculo mãe-filho;
✓ Menor tempo de separação mãe-filho, evitando longos períodos sem estimulação sensorial;
✓ Estímulo ao aleitamento materno, favorecendo maior frequência, precocidade e duração;
✓ Maior competência e confiança dos pais no manuseio de seu filho de baixo peso, mesmo após a alta hospitalar;
✓ Melhor controle térmico;
✓ Menor número de recém-nascidos em unidades de cuidados intermediários devido à maior rotatividade de leitos;
✓ Melhor relacionamento da família com a equipe de saúde;
✓ Diminuição da infecção hospitalar;
✓ Menor permanência hospitalar.
Quando interromper o método?
O método canguru pode ser realizado por quanto tempo a mãe e o bebê estiverem confortáveis. Normalmente ele é mantido até o bebê atingir o peso de 2 quilos. Mas nada impede sua utilização por um período maior.
(Equipes de Unidade Neonatal e da Atenção Básica em Saúde: 3ª etapa do Método Canguru - Ministério da Saúde)
Qualquer dúvida estamos a disposição. Entre em contato através dos comentários, ou clicando aqui e nos enviando uma mensagem privada. Big beijos, fiquem com Deus e até a próxima!
Carinhosamente,
Juliana Romano!
Referências consultadas:
Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso: Método Canguru. Manual Técnico. - Clique Aqui!
Método canguru: benefícios e desafios experienciados por profissionais de saúde. - Clique Aqui!
コメント