Vacinas durante a Gestação
- Juliana Romano
- 17 de ago. de 2017
- 3 min de leitura

Durante a gestação manter sua carteira de vacinação em dia é algo de extrema importância para saúde da mulher e inclusive para saúde do bebê, pois as células de anticorpos passam para o bebê através da placenta. As vacinas tomadas durante a gestação, são a base de anticorpos inativados, mortos, ou seja, não irá gerar risco para a saúde materno e fetal.
A seguir destacamos as vacinas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde:
Vacina dupla do tipo adulto - dT (difteria e tétano):
A vacina difteria e tétano é indicada para a proteção da gestante contra o tétano acidental e a prevenção do tétano neonatal. Essas vacinas durante a gestação são de grande importância, pois além de proteger contra o tétano ela pode também proteger contra difteria e coqueluche.
Durante a consulta de Pré-Natal o profissional responsável por seu atendimento irá verificar sua situação vacinal, e as condutas tomadas variam de acordo com cada gestante.
✓ Gestante não vacinada e/ou com situação vacinal desconhecida:
Deve-se iniciar o esquema de vacinas o mais rapidamente possível, independentemente da idade gestacional. Contamos com dois tipos de esquema de vacinação (quadro abaixo).

✓ Gestante Vacinada:
- Mas o registro das vacinas encontra-se incompleto: iniciar o esquema das vacinas o mais rápido possível, com as 3 doses, necessário intervalo de 60 dias ou no mínimo 30 dias.
- Esquema de vacinação incompleto (1 ou 2 doses): durante qualquer período gestacional, deve-se complementar o esquema de três doses da vacina o mais rápido possível, com intervalo de 60 dias ou mínimo de 30 dias entre elas.
- Gestante com esquema de vacinação de dT completo (3 doses ou mais): depende do tempo em que foi realizado a última dose, se a última dose foi há menos de 5 anos, não é necessário tomar a vacina novamente. Se a última dose foi há mais de 5 anos e menos de 10 anos, deve-se tomar uma dose da vacina dT como reforço, o mais rápido possível, independentemente da idade gestacional.
Tríplice Bacteriana acelular do tipo adulto ou Vacina Trivalente (dTpa):
Sua função é gerar proteção contra difteria, coqueluche e tétano. É recomendado para toda estante a partir da vigésima semana gestacional, de preferência entre a 27ª e a 32ª semana gestacional.
Vacina contra hepatite B:
A vacina contra hepatite B também é de extrema importância durante a gestação, ela protege contra doenças que atingem o fígado que podem acabar evoluindo para formas graves de câncer ou cirrose, além de prevenir uma transmissão vertical (no momento do parto para o bebê). Ela deve ser tomada após o primeiro trimestre gestacional, independentemente da idade materna.
✓ Gestante com esquema incompleto (1 ou duas doses): deve-se completar o esquema.
✓ Gestantes com esquema completo: não se deve repetir a vacina.
Vacina da gripe (Influenza)
A vacina contra a gripe é recomendada a todas as gestantes em qualquer período gestacional. O Programa Nacional de Imunizações disponibiliza esta vacina nos postos de saúde durante a campanha anual contra a gripe. É recomendado uma dose durante o período gestacional, pode ser realizada desde o início da gestação.
A imagem abaixo nos mostra o esquema de vacinas que devem ser administradas durante a gestação. Se você acredita que sua carteirinha de vacinação esteja incompleta, procure o profissional que esteja acompanhando sua gestação e informe-se!


Qualquer dúvida estamos a disposição. Entre em contato através dos comentários, ou clicando aqui e nos enviando uma mensagem privada. Big beijos, fiquem com Deus e até a próxima!
Carinhosamente,
Juliana Romano!
Referencias utilizadas e disponíveis para consulta:
Cadernos de Atenção Básica - Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco: Clique Aqui!
Guia Prático de Vacinas 2016/2017: Clique Aqui!
Calendário de Vacina: Clique Aqui!
Comments