Plano de Parto
- Juliana Romano
- 30 de jun. de 2017
- 3 min de leitura
Você conhece o Plano de Parto?

O que é Plano de Parto?
Para garantir que os direitos da mulher sejam respeitados durante seu trabalho de parto e parto, podemos contar com ajuda do Plano de Parto. O Plano de Parto é um instrumento escrito, ou simplesmente uma carta onde a mulher e seu (sua) acompanhante relacionam tudo o que gostaria que acontecesse durante seu trabalho de parto, parto e até os primeiros dias do pós-parto. Mais do que um documento de caráter legal, ele é uma forma da gestante entrar em contato com os procedimentos realizados durante seu trabalho de parto, parto e nascimento, contando sempre com o auxílio do profissional de saúde que esteja acompanhando sua gestação, para adequá-lo de acordo com suas reais condições de saúde e do ambiente escolhido para o parir, sempre baseado nas boas práticas obstétricas. Vale destacar que o Plano de Parto não é simplesmente uma lista de seus desejos que o profissional terá que obedecer, ele é uma espécie de organização de suas ideias para facilitar seu diálogo com a equipe responsável por seu atendimento.
O que fazer para ter meu Plano de Parto?
Se você estiver realizando seu pré-natal pelo SUS (Sistema Único de Saúde), converse com seu médico ou enfermeiro responsável pelo seu atendimento, e peça a ele informações sobre o plano de parto e busque saber se em seu hospital de referência, há aderência do plano de parto. Normalmente em UBS (Unidade Básica de Saúde), há o plano de parto (foto abaixo), com as informações já delimitada.

(Plano de Parto da Secretária Municipal de Saúde de São Paulo)
Agora se você estiver realizando acompanhamento em uma casa de parto, ou uma equipe de parto domiciliar, ou acompanhamento com obstetra em uma clínica; busque informações com os responsáveis pelo seu atendimento pré-natal, pois em alguns casos além do formulário impresso com as informações já delimitada, há também a chance de você mesmo escrever seu plano de parto, personaliza-lo de acordo com seus gostos e desejos pessoais, tornando ainda mais individualizado.
Mas independentemente de onde estiver realizando seu pré-natal, seja na rede pública ou privada, converse com o profissional responsável pelo seu atendimento, para buscar informa-se de seus direitos e opções para tornar seu atendimento o mais qualificado e agradável possível.
O que devo colocar em meu Plano de Parto?
Em seu plano de parto deve constar condutas e procedimentos que aceita que seja realizado ou não durante seu trabalho de parto, parto, nascimento e pós-parto. Lembre-se sempre, tudo depende das condições clínicas da mãe e do bebê, pois em primeiro lugar devemos sempre atentar para o bem-estar do binômio (mãe e bebê).
Em seu plano de parto, deve constar seus desejos desde as primeiras contrações até os procedimentos realizados no pós-parto. Responda a questões que gostaria que fossem realizados em seu atendimento. Onde você gostaria que seu bebê nascesse, em uma casa de parto, em casa, no hospital? Gostaria de ter acompanhante? Gostaria de ter uma doula? Realizar procedimentos para acelerar seu trabalho de parto? Comer/beber durante seu trabalho de parto, parto e pós-parto? Gostaria de contanto pele a pele com seu bebê logo após o parto? E amamentação? Rotina e procedimentos a serem realizados com seu bebê? E em caso de cesárea, qual tipo de anestesia, acompanhante, amamentação. Estas são algumas das questões que você pode abordar em seu plano de parto que podem assegurar um parto humanizado e único, contando com sua participação como protagonista de seu parto.
Mas lembre-se, para tomar essas decisões você deve estar segura quanto conhecer teoricamente o que são todas essas técnicas e quando que devem realmente serem realizadas. Para isso busque informa-se, converse com mulheres pariram no mesmo local que você irá parir, converse com o profissional que esteja acompanhando sua gestação, leia sobre estes procedimentos e claro, acompanhe nosso blog, pois sempre estaremos postando informações que a ajudaram neste processo de empoderamento para tomada de decisões de seu parto.
Conte-nos sua experiência com Plano de Parto!
Obrigada,
Juliana Romano.
Links e Referencias para consulta:
Site Unicef, com link para criar seu Plano de Parto - Clique Aqui.
Caderneta da Gestante - Ministério da Saúde - Clique Aqui.
Diretrizes nacionais de assistência ao parto normal: versão resumida Brasília: Ministério da Saúde, 2017 - Clique Aqui.
Cadernos de Atenção Básica , Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco - Ministério da Saúde - Clique Aqui.
Comments